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sábado, 24 de novembro de 2012

Black Friday - Lojas são notificadas por maquiagem de desconto


Como confiar em uma promoção dessas. Puro interesse comercial.
Veja abaixo reportagem da Época Negócios.
Sete varejistas que participam do Black Friday foram notificadas pelo Procon-SP nesta sexta-feira (23/11). Segundo o órgão, denúncias feitas por consumidores indicam que as redes estão promovendo "maquiagem nos descontos". São elas: Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop.
A tática é usada para que a porcentagem de desconto anunciada pelos varejistas pareça maior do que ela realmente é, fazendo com que o consumidor fique mais inclinado a efetuar a compra. O Procon-SP deu prazo até a próxima sexta-feira (30) para as empresas se manifestarem. O órgão também pediu explicações ao organizador sobre problemas observados pelos consumidores ao acessar alguns links de ofertas e sites de lojas.
Em entrevista a NEGÓCIOS, Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos e organizador do Black Friday, disse ser impossível praticar grandes descontos em alguns produtos como eletrônicos. "Não existem descontos absurdos em preços, principalmente em eletrônicos, até porque não existe essa margem. Hoje, o ganho que o e-commerce tem em um notebook é de pouco mais de 1%, por exemplo", explica.Gráficos gerados em buscadores de preços disponíveis na internet, como o JáCotei e o Baixou, permitem acompanhar o histórico dos preços dos produtos e ver se a oferta é mesmo vantajosa ou se houve aumento dos  preços.
Ou seja, apesar de os participantes alardearem descontos de até 90%, a maioria das promoções oferecem preços de 15% a 30% menores, em média. Procurada pela reportagem nesta sexta-feira, a assessoria do site Busca Descontos disse que não vai se manifestar sobre o assunto porque a notificação do Procon é enviada diretamente para os varejistas. 

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